quinta-feira, 10 de maio de 2012

Série Diário de Bordo - Palestra sobre Portfólio

Não tinha me dado conta da importância de um Portfólio em minha vida, pelo menos não nesse momento. Sou um acadêmico, aspirante a publicitário, devaneio um futuro platônico de redator, amo a cada dia que passa as letras, vivo em meio a elas, mas não produzo.
Preciso pensar.
Preciso criar horas para esses dias cada vez mais curtos e investir dores de cabeça na construção de um Portfólio – aquelas dores de cabeça que nos proporcionam as condições ideais para se pensar com finura, sabe?
Pois bem, a palestra da última sexta-feira me abriu os olhos. A professora nos fez viajar na história, mostrando-nos como surgiu, e o porquê do surgimento do Clube de Criação de São Paulo. No primeiro ano, o professor de Criação Publicitária nos deu a dica, pediu-nos para que víssemos ao menos o site, espiássemos o seu conteúdo, só para se ter em conta. O anuário do Clube me parece ser algo interessantíssimo, uma ferramenta de pesquisa quase que elementar, eu diria. Visto que ali se condensa o supra-sumo da propaganda no Brasil.
A professora nos mostrou alguns trabalhos, alguns portfólios on-line, de forma um tanto quanto atrapalhada, visto que o sinal de internet não contribuía, mas ela se saiu bem.  Professora da ESPM, lamento não ter conseguido anotar seu nome. Primeiro porque ela não se apresentou no início da palestra, segundo que necessitei sair antes do fim. Mas o que vi foi bom e importante.
Achei interessantíssima aquela história do equilíbrio das peças de um portfólio. Na verdade, ele é o meu produto, a agência o meu público alvo. Se eu pretendo alcançar a redação, preciso dar ênfase aos trabalhos textuais, fazendo-os sobressair às imagens. Elementar!
Pelo visto vem mais trabalho para o professor de Redação!
Aos poucos vamos construindo um Portfólio e dúvidas são tão frequentes nessas questões, quanto pizzarias em São Paulo!

Um comentário: