domingo, 25 de março de 2012

Série Diário de Bordo. Do texto!


Série Diário de Bordo. Do texto.

            Enriquecimento. Tudo que se nos apresenta se estrutura enquanto linguagem. Todas as nossas apreensões, sejam estas oriundas do mundo ou de dentro de nós mesmo, são de caráter sensível e, portanto, nos causam impressão de sentimento, afrontamento e materialização e em seguida tradução dessa apreensão em signo.
            Tá, mas o que a fenomenologia, base dos estudos de semiótica, tem a ver com a última aula de Redação Publicitária?
O professor manifestou preocupação com o conteúdo de nosso texto, com o quanto o enriquecemos. E entendi que enriquecer não é adornar, mas sim carregar de significado. Tá aí a resposta.
            A apreensão de um texto publicitário deve ser traduzida pelo receptor e transformada num signo positivo para o produto. Como se, ao passo que se dê a leitura, se estruturasse junto uma ilustração de matizes definidas e, por sua vez, loquaz. Entrei em êxtase! Compreendi que, para tanto, é necessário banhar-se nas águas brandas da literatura, deixar bater no rosto a brisa fugaz da leitura prazerosa. É preciso muita referência para munir um texto de metáforas e adjetivos inerentes ao diferencial do produto.
            Pensei na seguinte situação: o detetive que precisa seguir as pistas deixadas pelo criminoso e, assim, capturá-lo e prendê-lo. Se o criminoso for o Curupira, não importa o quanto se sigam as pistas, o detetive estará sempre no caminho contrário. Se o criminoso for o Chico Anysio seriam necessárias cerca de 200 celas. Se o criminoso for o João Guimarães Rosa seria necessário se desprender dos sentidos, visto que todo crime seria como um neologismo, novo, coerente e eficaz.
            Mas se o criminoso fosse algo que se necessitasse vender, seria necessário um redator e metáforas que capturassem o seu diferencial e o entregasse a apreensão de seus necessitados.

2 comentários:

  1. Muito bom, Thiago! Imagino que as aulas da Profa. Vânia ajudaram bastante sua análise! É isso! Esse é o grande segredo... nosso curso é um só e as disciplinas se complementam!

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. É isso Thiago... bela análise! As aulas da Profa. Vânia ajudam muito! Nosso curso é um só e esse é o segredo! Parabèns

    ResponderExcluir