quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Diário de Bordo: Férias


         Findo o período de férias, mas não o nosso contrato com a morte, como diria mestre Saramago não sem poucas céticas intenções. O contrato irremediável com a morte continua vigente, sinal de que vigente também é continua a vida.
José Saramago e ‘As intermitências da Morte’, Mário Vargas Llosa e ‘Tia Júlia e o escrivinhador’ e Paulo Leminsk e ‘Jesus A. C.’ foram os meus companheiros nessas férias que, como se pode perceber, foram divertidas. Namorei bastante e comemorei um título inédito!
Nessas férias fui ao teatro, três vezes! Uma delas para prestigiar o professor Rubens em Hamlet-Machine no Teatro Escola Macunaíma, um retrato tão profundo quanto abstrato do que somos e fomos – e continuaremos a ser!
A nota triste fica por esses últimos dias. A gata Dora, meu bichinho de estimação sofreu um gravíssimo acidente e ainda, na data em que escrevo este texto, corre sérios riscos de vida. Esta família nunca teve um bichinho pra tanto se apegar como essa gatinha. Talvez pelas inúmeras traquinagens, ou pelas mais irreverentes demonstrações de carinho, ou por sei lá quais mais encantamentos um animalzinho limpo e inocente é capaz de nos gratificar, o fato é que, depois dela, não fomos mais os mesmos. Parece que zelar por um animalzinho te torna mais simplista, menos afeito a coisas. Li em algum lugar que o gato é único animal domesticado que te enxerga de cima pra baixo, neles nós podemos reafirmar a máxima popular, ainda que difícil seja nos dias de hoje, de que os olhos são espelhos d’alma. A prepotência humana se desfaz e nos enxergamos criatura perto de uma criatura como se, e aqui divergimos Saramago, a única explicação de tudo quanto existisse fosse etéreo e metafísico.
Fica aqui um pequenino rastro de tristeza, mas nem por isso menos esperançoso.
De tudo um pouco nessas férias!

2 comentários:

  1. Puxa! Lamento pela Dora! Espero que ela se recupere! Sabe que tive um blog que chamava "De Tudo 1 Pouco"?

    ResponderExcluir
  2. A Dora agora está bem! Conseguiu se recuperar, como um pequeno milagrinho!
    Não sabia que já teve um blog com esse nome!

    ResponderExcluir